Como aumentar suas vendas?

Estamos vivendo um período histórico importante, enquanto os profissionais de saúde dão a vida para cuidar das pessoas infectadas com o Covid-19, muitas pessoas e muitos pequenos negócios foram forçados a fechar as portas durante o bloqueio. Preocupadas em pagar suas contas, algumas pessoas encontram estratégias para aumentar suas vendas em blogs, sites e mídias sociais.

Se você pesquisar na Web, no Google ou em outros sites sobre vendas e marketing, encontrará muitas técnicas, às vezes confusas. Permanecendo sem saber como aplicar ou como começar.

Vou tentar mostrar um método de copywriting para aumentar suas vendas. No início, precisamos entender com quem vamos conversar ou vender algo. Este primeiro passo é criar uma persona. O que é isso? Personas são os clientes fictícios, como um cliente ideal que seu negócio deseja.

Kotler disse sobre a importância dos negócios em saber como seus clientes pensam, o comportamento deles, o que eles compram, como eles interagem, enfim, mas para saber disso, é interessante criar um cliente fictício, baseado nos possíveis clientes reais.

Quanto mais detalhes você usa para criar sua Persona, melhor.

É muito diferente do que público alvo. O público-alvo é generalista, como exemplo: se você deseja vender uma bota de neve masculina, provavelmente o seu público-alvo é um homem que mora em uma área de neve ou pratica esportes de neve, mas sua Persona seria: John, ele tem 34 anos, trabalha em um banco, tem 2 filhos e em férias vai para a montanha para fazer snowboard. Pode ver a diferença? Detalhes, esse é o poder da persona.

Se você conhece tudo sobre o seu cliente ideal, é muito fácil conversar com ele, lembre-se da eficiência da comunicação.

Ok, você constrói sua Persona e agora? O segundo passo é entender o funil de vendas e as etapas em que ele funciona.

 

 

O que é funil de vendas?

O funil de vendas são etapas do cliente na sua página da web para visualizar e comprar algo.

Quanto mais estreito é o estágio, menos possíveis clientes você tem nesse afunilamento, por isso é muito importante entender e abordar de maneira correta induzindo seu cliente a efetuar a compra.

Exemplo de funil de vendas.

Para cada estágio, é importante usar a abordagem correta. No topo, você usará uma atração. Um título, texto ou imagem que prende a atenção. É importante usar elementos que criem empatia conforme as necessidades do cliente.

No meio, você pode usar argumentos ou depoimentos de clientes para embasar e enriquecer a campanha. Você também pode usar a autoridade de pessoas importantes que usam seu produto e têm bons resultados. Lembre-se da regra de ouro, o famoso boca-boca é muitas vezes mais vantajoso e ver uma pessoa de reconhecimento público agrega valor.

Finalmente, o estágio final. Nele você deve usar uma regra de escassez, por exemplo. O que significa? Restringir unidades à venda, tempo para obter um bônus ou vouchers, etc.

Isso se chama gatilhos mentais. É uma forma de induzir o comportamento do consumidor sem que o mesmo tenha poder de pensar sobre a compra, motivando a compra por impulso.

ota: Quando você diz “Eu tenho apenas 3 unidades desta camisa”, o cérebro do cliente pensa “Preciso comprar antes que acabe”.

Parece maldade ou algo errado, mas não! É uma estratégia e eu, você ou qualquer um somos suscetíveis aos gatilhos mentais.

 

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais, são formas de induzir um comportamento. São utilizados na psicologia do consumidor e amplamente utilizado pelo copywriter. Alguns dos principais gatilhos são:
  1. Escassez
  2. Urgência
  3. Autoridade
  4. Reciprocidade
  5. Prova Social
  6. Antecipação
  7. Novidade
  8. Relação Dor/Prazer
Existem vários, sendo cada um deles utilizado em etapas diferentes do funil de vendas. Saiba mais, como o copywriting pode aumentar suas vendas Como o Copywriting Funciona?